quinta-feira, 22 de março de 2012

Unitri Uberlândia atropela o Libertad


No grupo A do Torneio Interligas, os argentinos não foram páreos para as equipes verde-amarelas. No último jogo da segunda rodada, o Unitri/Universo/Uberlândia passou fácil pelo Deportivo Libertad, com placar de 100 a 75, conquistando o segundo resultado positivo consecutivo e mantendo a invencibilidade do Brasil no campeonato: foram quatro partidas e quatro triunfos dos brasileiros sobre os argentinos na competição.

Com o resultado, a equipe de Sunchales igualou a campanha do também argentino Atlético Lanús, ambos com dois reveses e sem nenhuma possibilidade de classificação para a grande final. Os dois clubes se encontrarão, na próxima quinta-feira, 22, no clássico argentino sem pretensões, no qual os adversários entrarão em quadra, às 20:15, somente para cumprir tabela.

Se o primeiro jogo, sem nenhum atrativo, não valerá muita coisa, o mesmo não pode ser dito do confronto que fechará as competições do grupo A. Marcada para às 22h, com transmissão ao vivo do canal Sportv, a partida entre os invictos Unitri/Universo/Uberlândia e Pinheiros/Sky colocará em jogo uma vaga na grande decisão do Interligas 2012. No retrospecto na temporada, uma vitória para cada lado no Novo Basquete Brasil, que prova a falta de favoritismo no tão aguardado clássico brasileiro.

No fácil desafio contra o Libertad, o norte-americano Robert Day foi o principal destaque, cestinha com 20 pontos, além de 6 rebotes e 4 assistências. Collum, com 15 pontos, Cipolini e Henrique Coelho, com 13, também contabilizaram bons desempenhos pelo elenco de Miguel Volcan, que aproveitou a liderança no placar para colocar em quadra todos os seus doze atletas relacionados para a partida.

- Precisamos manter o foco que estamos tendo nestes últimos dois dias e repetir a boa atuação de hoje no próximo duelo, afirmou Robert Day, já pensando na partida diante da equipe paulista.


Pelo time argentino, o norte-americano Joshua Pittman anotou 15 pontos, seguido do jovem Vieta Stechina, responsável por 13 tentos. Apesar da derrota, os hermanos tiveram grande porcentagem nas bolas de três pontos, saída achada pela equipe argentina para buscar a recuperação ou, quem sabe, amenizar a derrota: foram 18 tentativas de longa distância, com 8 conversões, 44% de aproveitamento.

Depois de uma estreia inusitada, anotando somente 6 pontos, Robert Day iniciou o duelo contra a equipe de Sunchales mostrando eficiência nos arremessos de longa distância, especialidade do norte-americano. Três perfeitas bolas consecutivas do camisa 31 começaram a desenhar, já nos instante iniciais, a vantagem dos donos da casa.

Sem acompanhar o ritmo dos adversários, os argentinos forçavam seus ataques e não conseguiam pontuar. Graves IV, norte-americano, arremessava sem sucesso, enquanto seu compatriota Joshua Pittman, sozinho, buscava a infiltração para diminuir a vantagem uberlandense, tentando evitar distanciamento no placar, que dificultaria a conquista da primeira vitória argentina no torneio.

Show no segundo período

Se os primeiros dez minutos tiveram Robert Day como principal jogador, no segundo período brilhou a estrela de Cipolini, que proporcionou belos lances à pequena torcida presente no Sabiazinho. Se não protagonista, Day também participou do show: com duas assistências consecutivas, o gringo deixou Estevam e Cipolini, respectivamente, sozinhos para enterrar. Na segunda oportunidade, uma ponte aérea foi completada, seguida de falta e conversão do lance livre de bonificação.


Cipolini terminou a primeira metade com perfeição nos arremessos e 13 pontos contabilizados, todos eles convertidos na segunda etapa. O bom desempenho individual do rápido e impulsivo pivô, além de chamar o público, proporcionou aos anfitriões tranquilidade e vantagem de 16 pontos no intervalo: 53 a 37.

Soró esquecido no banco

Depois da brilhante atuação na partida de estreia, com 21 pontos anotados, Soró permaneceu no banco de reservas durante toda a primeira metade do jogo contra o Libertad. Sem nenhuma contusão do ala, que pudesse virar argumento de Miguel Volcan pelo esquecimento do camisa 10, a torcida começou a questionar o treinador. E adiantou: depois de gritos dos fãs locais, o uruguaio finalmente chamou o sorocabano para o jogo, no terceiro período, substituindo Robert Day, que voltava de contusão e, mesmo assim, era o principal cestinha da partida até aquele momento.

Soró entrou e logo tomou conta do jogo, participando de três seguidos e importantes ataques mineiros: depois de bela infiltração, o ala achou Gruber no meio do garrafão, que enterrou; no contra-ataque seguinte, tratou de servir o jovem Henrique Coelho e, na terceira investida, completou rápida movimentação com bandeja, sem marcação.

Saco de pancadas

Sem muito perigo a oferecer e com a vantagem já consolidada, o Libertad Sunchales pouco pôde fazer para evitar o segundo atropelamento consecutivo. Uberlândia, mesmo com seus jovens talentos em quadra, conseguiu atingir a inédita pontuação centenária no torneio, com o centésimo ponto sendo conquistado pelo garoto Dida.

Estatísticas de Uberlândia:














Pontuações:

Unitri/Universo

Carioca (2), Estevam (7) Henrique Coelho (13), Valtinho (4), Soró (4), Dida (2), Brasília (5), Collum (15), Cipolini (13), Gruner (9), Leonardo (6), Robert Day (20).

Deportivo Libertad

Graves (9), Joshua Pittman (15), Correa (5), Benitez (4), Treise (8), Ginobili (4), Stechina (13), Fernando Andres (9), Alloati (8)



Texto: Basketeria
http://www.basketeria.com.br/pt/internacional/interliga/item/1744-unitri/uberlândia-atropela-libertad-e-mantém-invencibilidade-brasileira-no-interligas.html


Fotos: LNB
http://lnb.com.br/noticias/sai-de-baixo/


Vídeos do jogo (Sportv):

Melhores momentos do jogo:
http://sportv.globo.com/videos/basquete/t/ultimos/v/melhores-momentosuberlandia-100x75-libertad-sunchales-pelo-torneio-interligas-de-basquete/1868361/

Miguel Volcan fala da facilidade do time na partida:
http://sportv.globo.com/videos/basquete/t/ultimos/v/tecnico-do-uberlandia-fala-sobre-a-facilidade-do-time-na-partida/1868359/
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário